terça-feira, 22 de setembro de 2009

Introdução

Em Zoologia dos Vertebrados você estudará os principais aspectos referentes à morfologia, fisiologia e evolução dos grupos de vertebrados atuais: Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves, Mamíferos.


Características dos Vertebrados

Pluricelulares
Possuem três folhetos germinativos
Simetria bilateral (lados, faces, polos)
Celoma (cavidade revestida de mesoderma)
Tubo digestivo completo (com blastóporo)
Esqueleto interno
Cefalização (com órgãos do sentindo na cabeça)

Filo Chordata

Três subfilos: Cephalochordata, que incluem o Amphioxus; os Tunicata ou Urochordata, com as ascídias e os Vertebrata.

Amphioxus tem as quatro características mais importantes dos cordados:

NOTOCORDA, bastão gelatinoso que se estende por todo o comprimento do corpo e serve como um eio firme e flexível. Por causa dela o Amphioxus pode nadar com fortes movimentos ondulatórios que o propelem na água com velocidade inatingível pelos anelídeos aquáticos ou pelos platelmintos.
TUBO NERVOSO DORSAL, dará origem a todo o sistema nervoso do animal.
FENDAS FARINGIANAS, as fendas branquiais da faringe tornam-se altamente desenvolvidas nos peixes, neles servindo à função respiratória; resquícios dessas fendas ainda permanecem no embrião humano. No Amphioxus, servem primariamente para coletar alimento. Os cílios, em torno da boca e na abertura da faringe, puxam para dentro uma corrente constante de água, que passa pelas fendas branquiais para uma câmara, chamada átrio, e sai pelo poro atrial.
CAUDA, região do corpo que se prolonga até o ânus. O desenvolvimento e função variam nos diferentes grupos: natação, apoiar o corpo, arma de ataque e defesa e apreensão de objetos.

Editado por Pattrycia Reis