sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Curiosidade e Dúvidas sobre os anfíbios - 2º A

* O Brasil tem o maior número de espécies de sapos ! São cerca de 500. 10% do total do mundo , só na Mata Atlântica , estão aproximadamente 160.

* O menor sapo do mundo é o de Cuba , com apenas meia polegada. O maior vem do Oeste da África e tem aproximadamente 12 polegadas.

* A maior parte dos sapos tem a íris dos olhos redondas , mas algumas espécies tem a abertura da íris horizontal ou vertical , ou até mesmo triangular ou em forma de coração.

* Alguns sapos põem até 25.000(vinte e cinco mil) ovos enquanto alguns não chegam a 4(quatro) ovos.


~> Qual a diferença entre sapo, ră e perereca?

A designaçăo popular sapos, tem duas conotaçőes. Uma que se refere aos anuros em geral(incluindo os três) e outra que diz respeito aos anuros que possuem pele bastante rugosa. Possuem a pele rugosa e os membros posteriores mais curtos que os demais anuros, bem como uma concentraçăo de glândulas de veneno nas laterais da cabeça (glândulas paratóides). As răs săo popularmente conhecidas como anuros bastante ligados ŕ água e bons nadadores. Săo animais de pele lisa e apreciados quanto a sua carne. Geralmente tem membranas bem desenvolvidas nos membros posteriores para nataçăo. As pererecas também possuem a pele mais lisa que os sapos, como as răs. Seus membros săo bastante desenvolvidos e adaptados a grandes saltos. Apresentam nas pontas dos dedos expansőes em forma de disco que promovem adesăo. Săo por isso capazes de caminhar em superfícies verticais, o que convém a seu hábito arborícola.

~> Somente a ră é comestível?
Sim. No Brasil a espécie introduzida para criaçăo, comercializaçăo é a Rana catesbeiana da família Ranidae. Além disso algumas espécies da família Leptodactylidae também săo apreciadas.

~> Sapo espirra veneno?
Năo. Um dos mecanismos de defesa muito difundido entre os anuros é o esvaziamento do conteúdo de sua bexiga urinária quando capturados. Essa urina năo cega, năo mata.

~> Mas e o veneno que os sapos tem?
Vários anuros tęm veneno em sua pele, porém săo incapazes de inocular esse veneno em algum outro animal. Nem mesmo os sapos com a glândula paratóide conseguem inocular ou espirrar o seu veneno.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
2º A

REDATORAS : Ana Karolina e Juliana
COORDENADORA : Paula
POSTADORA : Carina
COMPONENTES DO GRUPO : Carina Catani , Paula Curado , Juliana Alves e Ana Karolina Rezende .

Nenhum comentário:

Postar um comentário