sábado, 3 de outubro de 2009

O que é peixe?

Os peixes são animais vertebrados, aquaticos tipicamente ectotermicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em grupos , mais banais) sustentados por raios osseos ou cartilaginosos, as guelras ou brânquias com que respiram coberto de escamas
A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida , até as guelras (brânquias), onde o oxigênio e retirado da água.

  • Peixes osseos: (Osteichthyes, commais de 22.000 espécies) a qual pertencem as sardinhas, as garoupas, o bacalhau, o atum e, em geral, todos os peixes com esqueleto ósseo.
  • Peixes cartilaginosos: (Chondricthyes, mais de 800 espécies ) a qual pertencem os tubarões e as raias.
A reprodução dos peixes acontece com a desova. A fêmea põe ovos em grande quantidade. Estes ovos ficam agrupados formando uma espécie de gelatina. Eles são abandonados e, caso não sejam devorados por outros peixes , irão se desenvolver sozinhos.
Os peixes costumam se alimentar de plantas aquaticas, ovos de peixes menores , pequenos crustáceos e , até mesmo, de restos de alimentos que encontram na agua.
O sistema respiratório é formado pelo circulatório, composto pelo coração , artérias, veias e sistema linfático, mais as brânquias. O coração esta localizado geralmente entre as estruturas ósseas de sustentação das nadadeiras peitorais. Ele impulsiona o sangue por uma unica artéria que sai dele e segue em direção das guelras. Antes de chegar nas guelras, a artéria se divide em oito ramos que banham os oito guelras, quatro da cada lado, organizadas em dois pares. O peixe impulsiona a água para dentro da boca, abrindo e fechando a boca, abaixando a língua e seu assoalho e abrindo e fechando os opérculos (ossos que recobrem as brânquias). Após sair da guelras, o sangue, agora rico em oxigênioe pobre em gás carbônico, e distribuido para o resto do corpo. Após irrigar todo o corpo e órgãos, ele é reunido em uma veia ao coração , conduzindo o dangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio , reiniciando o ciclo.Alguns peixes marinhos como as cavalas e atuns, não realizam grandes movimentos, nadando com a boca entreaberta. Algumas espécies tem respiração acessória, também chamada de pulmonar, como a pirambóia, o pirarucu e o peixe elétrico.

REDATOR:Amanda Rosa, Pâmela Cristina, Morgana Marry

COORDENADOR
: Andressa mendes

POSTADOR
: Thais de Souza

COMPONENTES DO GRUPO
:
  1. Thais de souza
  2. Andressa mendes
  3. Morgana marry
  4. Amanda rosa
  5. Pâmela Cristina
2º ano E

Um comentário: