sábado, 3 de outubro de 2009

OS PEIXES



ANATOMIA DOS PEIXES


anatomia interna


  • esqueleto

  • coração

  • aparelho digestivo



anatomia externa


  • as característica externa desses animais (e algumas internas , tais como o numero de vertebras )são muito importante para a sua classificação sistemática.

HÁBITOS ALIMENTARES


Os peixes pelágicos de pequenas dimensões como a sardinhas são geralmente planctonófagos , ou seja alimentam – se quase passivamente do plâncton disperso na agua , que filtram a medida que ''respiram '' , com a ajuda de branquispinhas , que são excrescências ósseas dos arcos branquiais .

Mais a maioria dos grandes peixes pelágicos são predadores ativos , ou seja , procuram e capturam as suas presas , que são também organismos pelágicos não só peixes , mais também cefalópodes (principalmente as lulas ) , crustáceos e outros.

Alguns peixes abissais e também alguns neríticos , como os diabos apresentam excrescências geralmente na cabeça , que servem para atrair as suas presas : essas especies costumam a ter uma boca de grande dimensões , que lhes permitem comer animais maiores que eles próprios. Numa dessas especies o macho e parasita da fêmea , fixando – se pela boca a um ''tentáculo'' da sua cabeça .








HÁBITOS DE REPOUSO


Os peixes não dormem ,Eles apenas alternam estados de vigília e repouso. O período de repouso consiste num parente estado de imobilidade , em que os peixes mantêm o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos .

Como não tem pálpebras . Seus olhos ficam sempre abertos ,Algumas espécies se deitam no fundo do mar ou no rio , enquanto os menores se escondem em buracos para não serem comidos enquanto descansam .



MIGRAÇOES


os peixes migratórios classificam 'se da seguinte forma :


*diádromos -peixes que migram entre os rios e o mar :

*anádromos- peixes que vivem geralmente no mar , mas se reproduzem em agua doce :

*catádromos -peixes que vivem nos rios , mas se reproduzem no ma :

*anfídromos -peixes que mudam o seu habitat de agua doce para salgada durante a vida , mas na opara se reproduzirem (normalmente por relações fisiológicas . Ligadas á sua ontogenia );

*potamódromos-peixes que realizam as suas migrações sempre em agua doce , dentro dum rio ou dum rio para um lago :e

*oceanódromos- peixes que realizam as suas migrações sempre em aguas marinhas .




NADADEIRAS

As nadadeiras são os órgãos de locomoção dos peixes .São extensões da derme (a camada profunda da pele ) suportadas por lepidotríquais, que são escamas modificadas e funcionam como os raios das rodas de bicicleta , por essa razão , chamam – se raios o s que são flexíveis , muitas vezes segmentados e ramificados , ou espinhos quando são rígidos e podem ser ocos e possuir um canal para a emissão de veneno.


Os peixes apresentam os seguintes tipos de nadadeiras:


*uma nadadeira dorsal

*uma nadadeira anal

*uma nadadeira caudal

*um par de nadadeiras ventrais

*um par de nadadeiras peitorais .



LINHA LATERAL

Um órgão sensora especifico dos peixes e a linha lateral , normalmente formada por uma fiada longitudinal de escamas perfuradas através das quais corre um canal que tem ligação com o sitema nervoso ; aparentemente , este órgão tem funções relacionadas com a orientação , uma espécie de sentido do olfacto através do qual os peixes reconhecem as características das massas da agua (temperatura , salinidade e outras ).





SISTEMA NERVOSO E ÓRGÃOS DOS SENTIDOS


Peixes têm sistemas nervosos complexos e seu cérebro e dividido em diferentes partes .O mais anteriores . Ou frontal , contém as glândulas olfativas .Diferente da maioria dos vertebrados , o cérebro do peixe primeiro processa o senso do olfato antes de todas as ações voluntárias.

Os lobos óticos processam informações dos olhos .O cerebelo coordena os movimentos do corpo enquanto a medula controla as funções dos órgãos internos .

A maioria os peixes têm receptores sensitivos que formam o sistema linear lateral , que permite aos peixes detectar correntes e vibrações , bem como o movimento de outros peixes e presas por perto .




CURIOSIDADES

O maior de todos os peixes é o tubarão-baleia, que pode alcançar um comprimento de 15 metros; e o menor peixe que se conhece é o Pandanka pygmanga, que vive nas Filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm.
O bagre é um peixe que não possui escamas.






REDATOR : NAÁTINA HÂNIA , KIZZY BIANNKA R. NOGUEIRA

COORDENADOR : ANA CAROLINE VIEIRA

NATHALIA RIBEIRO

HENRIQUE SAMPAIO

JESSIKA MARGALHÃES

POSTADOR : KIZZY BIANNKA R. NOGUEIRA

6 comentários:

  1. GEENTE PARABÈNS ESSE FOI O MELHOR POOST DOS VERTEBRADOS QUE JÀ VIÌ . TODOS DE PARABÈNS È VLW KIZZY BIANCA PELO POST .
    ME AJUDO NO MEU TRABALHO BRIGADO ...

    ResponderExcluir
  2. MuiitoOo Boom Parabeens ... Gostei bastante.. Me aJudou em minha Monografia Bastante.. tinha me esquecido desses minimos detalhes.. ta de parabens... gostei muitooo .. Kizzy Biannka continue assim...

    ResponderExcluir
  3. Kizzy ta de parabeens .. sera uma grande medica.. parabeens... continue assim...

    ResponderExcluir
  4. Kizzy obrigada por esclarecer-me da anatomia dos peixes Isso já estava me deixando preocupada porque nem a burra da professora me explicou tanto como vc explicou aki
    xD beijooo

    ResponderExcluir
  5. éh nois kizzy, ainda q eu te ajudei pq se não vc não ía conseguir neah amiga?! kkkkkkkk
    PARABÉENS! é por isso q a gente te amaa! por isso e mais um pouko! ♥

    ResponderExcluir