sábado, 17 de outubro de 2009

Protocordados

O termo Protocordados, refere-se a um grupo possivelmente parafilético ( por excluir os vertebrados) de animais invertebrados que reúne representantes do filo Chordata. Todos eles apresentam clivagem radial do zigoto, são deuterostômios, possuem fendas faríngeas e são marinhos.
Diferentes autores colocam os Hemichordatas como um subgrupo do Filo Chordata.
Essa postura foi tomada do fato de esses organismos apresentam uma estrutura semelhante á notocorda dos cordados, mas atualmente existem dúvidas sobre a homologia entre essa estrutura e a notocorda. Mais recentemente, muitos autores peferiram colocar os Hemichordata em um Filo á parte.
Os anfioxos são dióticos e as gônadas, saculiformes, não apresentam ductos genitais. Os gametas são liberados no interior da cavidade atrial pela ruptura da parede interna do átrio e, a seguir, para o meio externo, via atriporo. A desenvolvimento embrionério, eclode uma larva livre-natante que, após a metamorfose, adota os hábitos de vida do adulto.
Sistema nervoso: não existe encéfalo verdadeiro. O tubo nervoso é um pouco dilatado na região anterior (vesícula cerebal). Deste tubo saem nervos dispostos em series, dorsdal e ventralmente.
Sistema muscular: musculatura em miômeros (pacotes musculares em forma de "V" deitado), separados pelos mioseptos. Agem junto com a notocorda na locomoção.
Sistema circulatório: circulação realizada por lentas ondas de contração de alguns vasos, junto com a contração de numerosos pequenos bulbos pulsáteis, localizados ao longo das artérias. Não existem células sanguineas.
Sistema respiratório: principalmente pela superfície externa do corpo- pouco pela faringe.
Sistema reprodutor: numerosas gônadas com disposição segmentar. Ausências de gonoductos (rompe-se a parede interna do átrio para liberar os gametas). Sexos separados, larvas plantônicas, algumas pelágicas.
Sistema excretor: solenócitos (semelhantes ás células em flama dos platelmintos, musculosos e anelídeos ), distribuidas segmentamente.
Sistema digestivo: filtrador. Cavidade bucal, cirros, órgão rotatório, velum faringe (com até 200 fendas) suportada por uma estrutura rígida (arcos da faringe).
REDATOR: Samuel
COORDENADOR: Taíssa
POSTADOR: David
PESQUISA: Raphael
COMPONENTES DO GRUPO: 2° ANO ' C '
Alunos: David Eduardo
Raphael Fortunato
Samuel Sousa
Taíssa Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário