sábado, 10 de outubro de 2009

"Peixes"

Os peixes são animais vertebrados, aquáticos,tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo uniforme, os membros trnsformados em barbatanas ou nadadeiras(ausentes em grupos mais basais) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, as quelras ou brânquias com que respiram o oxigênio dissolvido na água(embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.
A palavra PEIXE usa-se por vezes para designar vários animais aquáticos. Mas a maior parte dos organismos aquáticos muitas vezes designados "peixes", incluindo as medusas (água-viva), os moluscos e crustáceos e mesmo mamiferos muito parecidos com os peixes como os golfinhos, não são peixes.
O peixe é um dos símbolos do cristianismo. A palavra peixe, em grego, é IXITIS, cujas letras são iniciais da frase que significa "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador".
Os peixes encontram-se em praticamente todos os ecossistemas aquáticos, tanto em água doce como em água salgada, desde a água da praia até às grandes profundezas dos oceanos. Mas há alguns lagos hiper-salinos, como o Grande Lago Salgado, nos Estados Unidos da América do Norte onde não vivem peixes.
Os peixes tem uma grande importância para a humanidade e desde tempos imemoriais foram pescados para a sua allimentação. Muitas espécies de peixes são criadas em condições artificiais, não só para alimentação humana, mas também para outros fins, como aquários.

Peixes de água salgada
Há algumas espécies perigosas para o Homem, como os peixes-escorpião que têm espinhos venenosos e algumas espécies de tubarão, que podem atacar pessoas nas praias. Muitas espécies de peixes encontram-se ameaçadas de extinção, que por pesca excessiva, quer por deterioração do seus habitats.
Alguns peixes ingerem água para recuperar a água perdida pelas brânquias, por osmose, e pela urina. Eles retiram oxigênio da água para respirar. Os peixes também retiram uma certa quantidade de água dos alimentos. Por viverem em meio líquido, não precisam beber água para hidratar a pele, como fazem os animais terrestres.
Os peixes urinam, mas nem todos urinam da mesma maneira; os de água doce precisam eliminar o excesso de água que se acumula em seus corpos, seus rins produzem muita urina para evitar que os tecidos fiquem saturados; ja os peixes de água salgada perdem água por osmose, e produzem bem menos urina.

Hábitos de reprodução
A maioria dos peixes é diótica, ovípara, fertiliza os óvulos extremamente e não desenvolve cudados paretais. Nas espécies que vivem e, ao mesmo tempo, os machos libertam o esperma livremente na água-e podem ser comidos po outros organismos, quer planctónicos, quer nectónicos; por essa razão, nessas espécies, os ovos afundam e o seu desenvolvimento realiza-se junto ao fundo- nestes casos, os óvulos podem não ser tão numerosos, uma vez que são menos vulneráveis aos predadores.
No entanto, existem excepções a todas estas características e neste artigo referem-se apenas algumas.

Hábitos de repouso
Os peixes não dormem. Eles apenas alternam estados de vigília e repouso. O período de repouso consiste num aparente estado de imobilidade, em que os peixes mantên o equilíbrio por meio de movimentos bem lentos.
Como não tem pálpebras, seus olhos ficam sempre abertos. Algumas espécies se deitam no fundo do mar ou no rio, enquanto os menores se escondem em buracos para não serem comidos enquanto descansam.

Migrações
Muitas espécies de peixes (principalmente os pelágicos) realizam migrações regurlamente, desde migrações diárias (normalmente verticais, entre a superfície e águas mais profundas), até anuais, percorrendo destâncias que podem variar de apenas alguns metros até várias centenas de quilómetros e mesmo pluri-anuais, como as migrações das enguias.
Na maioria das vezes, estas migrações estão relacionadas ou com a reprodução ou com a alimentação.

Camuflagem e outras formas de proteção
Alguns peixes se camuflam para fugirem de certos predadores, outros para melhor apanharem as suas presas. Algumas espécies de arraia, por outro lado, se escondem na areia e podem mudar o tom da pele, para suas presas não notarem sua presença no ambiente.

Bexiga natatória
A bexiga natatória é um órgão que auxilia o peixe a manter-se a determinada profundidade através do controle de sua densidade relativamente à da água. É um saco de paredes flexíveis, derivado do intestino que pode expandir-se ou contrair-se de acordo com a pressão; tem poucos vasos sanguíneos, mas as paredes estão forradas com cristais de guanina, que a fazem impermeáveis aos gases.
A bexiga natatória possui uma glândula que permite a introdução de gases, principalmente oxigênio, na bexiga, para aumentar o seu volume. Noutra região da bexiga, encontra-se em contacto com o sangue através doutra estrutura conhecida por "janela oval", através da qual o oxigênio pode voltar para a corrente sanguínea, baixando assim a pressão dentro da bexiga natatória e diminuindo o seu tamanho.
Nem todos os peixes possuem este orgão: os tubarões controlam a sua posição na água apenas com a locomoção e com o controle de densidade de seus corpos, através da quantidade de óleo em seu fígado; outros peixes têm reservas de tecido adiposo para essa finalidade.
Tipicamente, os peixes apresentam os seguintes tipos de nadadeiras
*uma nadadeira dorsal
*uma nadadeira anal
*uma nadadeiracaudal
*um par de nadadeiras ventrais(ou nadadeiras pélvicas) e
*um par de nadadeira peitoral.


REDATOR: Adriana Rosa
CORDENADOR: Getúlio Ferro
POSTADOR: Brenna Lopes
COMPONENTES DO GRUPO: Nadiane Reis, Hiago Batista, Isadora Slywitch, Brenna Lopes, Getúlio Ferro e Adriana Rosa.
2º ANO E Matutino Colégio Estadual Pedro Xavier Teivxeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário