quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Mamíferos

Segue abaixo várias curiosidades a respeito dos mamíferos.
Espero que vocês descubram muitas coisas com essa postagem, eu mesma descobri muitas coisas que não sabia .
:D


As girafas possuem cordas vocais?
As simpáticas pescoçudas não possuem cordas, mas pregas vocais, como todos os animais. No entanto, são extremamente quietas. "Elas dificilmente vocalizam", conta Mara Cristina Marque de Ângelo, bióloga do setor de mamíferos do Zoológico de São Paulo. "Isso pode acontecer quando ainda são bebês ou na época do corte para o acasalamento". Em treze anos de trabalho no Zôo, Mara ouviu o som de uma girafa "grave e abafado" um única vez. "Estávamos tratando de um recém-nascido e, preocupada com o filhote, a girafa exprimiu o som", lembra a bióloga.


Como os ratos conseguem andar nas paredes?
A planta das patinhas deles têm pequenas saliências, as calosidades plantares ou ampolas adesivas. O jogo das garras e dessas protuberâncias permite ao animal encontrar um ponto de apoio eficaz nas reentrâncias e saliências que, embora invisíveis aos nossos olhos, se espalham pelas paredes. O animal não consegue andar por paredes perfeitamente lisas.



O elefante bebe água com a tromba?
Não. Na verdade, ele usa a tromba como um grande canudo para sugar até 10 litros de água e depois esguichá-la na boca para matar sua sede. A tromba do elefante é um prolongamento do nariz e do lábio superior do bichão, e é pela tromba que ele respira. Ele também a usa para pegar e carregar sua comida e objetos em geral e para jogar areia ou terra sobre seu corpo ? e tentar escapar das moscas. As trombas também têm sua função romântica: os elefantes as entrelaçam como prova de carinho e afeição.



Os olhos de um hamster podem cair se ele for pendurado de cabeça para baixo?
Isso não é verdade, embora não seja uma desculpa para poder judiar do bichinho. ?O hamster tem a pele muito frouxa e, se alguém segurá-lo pelo cangote, por exemplo, os olhos ficarão mais protuberantes?, afirma Nivea Lopes de Souza, professora do curso de Medicina Veterinária da USP. ?Mas não vão cair?. A pálpebra e a musculatura dos olhos podem ser rompidas durante uma briga ou um golpe mais brusco, mas isso raramente acontece.



Por que a mula não pode ter filhotes?
A mula é o híbrido do cruzamento entre animais de espécies diferentes: a égua e o jumento. Isso significa que ela não é nem uma coisa e nem outra. Ela é estéril porque não pode produzir óvulos. O burro, filhote macho que resulta do cruzamento da égua com o jumento, também não consegue produzir espermatozóides. Outra explicação é que tanto o macho quanto a fêmea não têm os órgãos genitais bem desenvolvidos, o que dificulta o acasalamento. Estes animais são bons para o trabalho pesado do campo.



Por que as baleias encalham na praia?
De acordo com Gabriel Maciel de Souza Vianna, do Projeto Baleia Jubarte, na Bahia, as baleias que encalham em geral já estão mortas ou bastante debilitadas. O motivo costuma ser a presença de parasitas nos ouvidos. Eles geram distúrbios no sistema labirinto dos animais e, assim, prejudicam sua capacidade de orientação espacial, levando-os muitas vezes a águas rasas. É comum o animal voltar a encalhar, mesmo depois de liberado. Segundo Vianna, com menor freqüência, algumas espécies de baleias ? como orca, cachalote e baleias brancas ? podem encalhar por conta de variações no campo magnético terrestre. ?Estas espécies têm um sistema de orientação que as posiciona de acordo com o campo magnético da Terra, o que possibilita, por exemplo, a ocorrência das migrações?, explica ele. ?Mas quando há variações neste campo magnético os animais se desorientam e podem encalhar em massa?, conclui Vianna.



Por que as orelhas do elefante são tão grandes?
As orelhas grandes servem para refrescar o elefante. Quando o sangue quente passa pela grande superfície das orelhas, ele recebe a rajada de vento e sofre uma queda de temperatura. Para ajudar no resfriamento, o animal também abana as orelhas.



Por que o focinho dos coelhos está sempre mexendo?
O olfato desse animal é muito apurado. As narinas dele são muito sensíveis, o que permite apreciar os diversos cheiros. E é dessa forma que os coelhos, principalmente os que vivem em ambiente selvagem, detectam a presença de eventuais perigos.



Por que o gambá tem cheiro ruim?
O gambá tem glândulas que produzem um líquido chamado butilmercaptana. Ele só é liberado quando o animal se sente ameaçado. O cheiro forte funciona como defesa do gambá, porque afasta os animais predadores. Quando não está em perigo, o gambá, assim como os outros animais, tem um cheiro característico.



Por que o macaco babuíno tem o bumbum azul?
Na verdade, o macaco que tem a cara e também o bumbum azul não é o babuíno, mas o mandril (
Mandrillus sphinx), como o Rafiki do desenho O Rei Leão. As cores são um fator-chave na vida sexual desse bicho. Na hora do acasalamento, seu traseiro fica ainda mais azul, assim como o peito, e manchinhas vermelhas aparecem nos pulsos e canelas do animal ? tudo isso para mostrar para o parceiro ou parceira que está pronto. Outra função do bumbum colorido é a de localização: no meio da mata, fica mais fácil reconhecer os membros do bando. Mas os mandris não são os únicos macacos a usar um tom diferente no derrière para se comunicar. "As fêmeas do babuíno da espécie Papio anubis e também dos chimpanzés ficam com o bumbum inchado e bem vermelho para avisar aos machos que estão no cio", conta Cláudio V. Pádua, professor de Manejo de Fauna da Universidade de Brasília (DF), "A cor também pode indicar quem é o mais forte, o mais poderoso e servir para diferenciar o macho da fêmea". Entre os mandris, por exemplo, a cor azul é mais pronunciada nos machos adultos que nos jovens e nas fêmeas.



Por que os filhos do porco se chamam leitão?
Segundo o professor de português Hudinilson Urbano, o termo leitão deriva de leite, "uma vez que se trata de filhotes que estão na fase de ’mama’", justifica. No ano de 1059, em Portugal, foi registrada a forma
leitones em Portugal (segundo Dicionário Etmológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado).



Por que os lobos uivam em noite de lua cheia?
Não é só nessas noites. O uivo é a comunicação deles, como o latido dos cães. Os lobos uivam principalmente para reunir o grupo na hora de caçar. É mais comum uivarem sob a lua cheia porque essas noites são claras e mais propícias para localizar as presas. Mas o uivo serve também para marcar território. Os lobos são capazes de reconhecer uns aos outros apenas pelo uivo. Quando dois grupos querem ocupar a mesma região, os animais deduzem o tamanho da alcatéia inimiga pela diversidade dos uivos que ela apresenta.



Por que os morcegos dormem de cabeça para baixo?
Porque assim fica mais fácil alçar vôo. As asas desse mamífero são, na verdade, seus dedos revestidos de pele; são um prolongamento do corpo e das pernas do animal. E o sangue não vai para a cabeça do bichinho pois ele tem um sistema da válvulas que regulam a pressão sangüínea.



Por que se põe ferradura nas patas dos cavalos?
O cavalo pisa sobre a extremidade de um único dedo, protegido por um casco, que a uma unha córnea. Na Antiguidade, os cavalos não eram ferrados e, como os casco se desgastavam depressa, os animais não podiam trabalhar por muito tempo. Por volta do século X, no Ocidente, passaram a colocar as ferraduras, cujos cravos se enterravam na parte morta do casco. E o costume se espalhou.



Qual é a diferença entre jumento, jegue, burro e asno?
Jumento, asno e jegue são sinônimos para o mesmo animal, da espécie
Equus asinus. Segundo Alexandre Gobesso, professor de produção de eqüinos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, jegue é uma adaptação de Jack, uma das palavras para ?asno? em inglês. ?Na 2ª Guerra Mundial, os oficiais das bases americanas montadas no Nordeste chamavam os bichos por esse nome?, explica. ?E os brasileiros traduziram como jegue?. Já o burro e sua fêmea, a mula, são animais híbridos, ou seja, resultantes do cruzamento entre animais com número de cromossomos diferentes, o jumento e a égua, por isso, estéreis. Há ainda outra variação, o bardoto, produto da cópula entr eum cavalo e uma jumenta.



Você sabe a diferença entre camelos e dromedários?
Não confunda os dois. Apesar de ambos terem duas corcundas (também chamadas de corcovas), no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais simples distingui-los, diz-se que o dromedário tem uma corcunda e o camelo, duas. O dromedário é dócil e a gente pode montar nele com facilidade.




2º ANO B
REDATOR e POSTADOR: Mariana Viana Gonçalves .
COORDENADOR: Mattheus Henrick .
COMPONENTES DO GRUPO: Mariana Viana (n°23), Mattheus Henrick(n°25), Fernanda Carolina(n°7) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário